Mato Grosso, Sexta-Feira, 17 de Maio de 2024     
Novo Portal
Viveiro de frutas na Unemat em Barra do Bugres utiliza materiais recicláveis
Ecológico
Viveiro de frutas na Unemat em Barra do Bugres utiliza materiais recicláveis
31/07/2009 15:54:36
por Coordenadoria de Comunicação Social

Sacolas plásticas, caixinhas de leite, folhas secas e outros materiais orgânicos que irão para o lixo viram insumos no campus da Unemat em Barra do Bugres. Acadêmicos, professores e funcionários voluntários do campus iniciaram há cerca de um ano um viveiro com frutas típicas do cerrado e passaram a utilizar materiais recicláveis na produção de mudas.

O viveiro trabalha com o princípio ecológico e conta com a participação da sociedade na doação das sacolas plásticas e caixinhas de leite para serem utilizadas como recipientes para o plantio das mudas. As folhas secas são utilizadas como adubo por meio do processo de compostagem. Todo o trabalho é realizado no próprio campus.

A coleta dos frutos como o pequi, fruta banana, cajazinho e outras frutas são colhidas na própria natureza e depois feito o plantio para a produção das mudas. O viveiro também trabalha com produção de outras frutas que se adaptem ao sol quente e clima de Mato Grosso, como pitanga, oiti, abil e citronela de Java, que é considerado um repelente natural de insetos.

O professor Armando da Silva Filho, explica que o projeto de extensão é uma iniciativa dos acadêmicos, professores e funcionários que atuam de forma voluntária. Desde que o viveiro foi implementado há cerca de um ano, já foram doadas mais de mil mudas de árvores para a Prefeitura de Barra do Bugres e também uma comunidade de pequenos agricultores de Alto Paraguai.

 “Esse é um projeto simples, econômico e ecologicamente correto”, afirma o professor. O objetivo do projeto é doar as mudas direto para a população ou mesmo encaminhá-las para os órgãos públicos e entidades que possam fazer as distribuições.

Além de fomentar a produção de frutos típicos que podem ser economicamente viáveis para a comunidade a partir da produção de doces, conservas ou polpas, o viveiro também quer aumentar a oferta de alimentos para a fauna conservando desta maneira o equilíbrio ambiental.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24682 | Impressões: 141860
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada